segunda-feira, 19 de novembro de 2012

mídia-educação

Cursistas: Beatriz Aparecida
                     Josiane Freitas
                     Jucilene Rocha
                     Maria Elizene
                     Maria Margareth

Tutora: Suzana Alves


       MÍDIA-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: MAPEAMENTO CRÍTICO DOS TRABALHOS REALIZADOS NAS ESCOLAS DE ENSINO
FUNDAMENTAL EM FLORIANÓPOLIS


     Conforme Silvio P. Costa de acordo com a realidade das escolas de Florianópolis e de toda a realidade vivenciada nos dias atuais no ambiente escolar podemos perceber que o uso das mídias está cada vez mais constante no espaço educacional.
     Sílvio concluiu após pesquisa que há nas escolas de Florianópolis computadores, máquinas fotográficas, jornais, revistas, gibis, acesso á internet e até filmadora, mas a formação não é suficiente para os professores para estimular o uso crítico e criativo. Os gestores parecem não levar em conta que os professores não estão atualizados com as mídias disponíveis hoje.
      Fazendo um paralelo desta pesquisa com a nossa realidade na rede municipal de São João da Lagoa - MG, em especial da E.M.José Carlos de Lima, situada no distrito deste município, Silvio concluiria que, Secretaria de Educação, direção e serviço pedagógico consideram e motivam o trabalho com as TICS. Para eles é importante o uso de mídias na educação principalmente sendo relacionado a objetivos didáticos e pedagógicos motivando atividades, abordando temas específicos, promovendo reflexões, ressaltando assuntos ou conceitos trabalhados nas diversas áreas de ensino.
      Os professores estão tendo capacitação de formação e buscam um trabalho consciente com o uso das Mídias, expondo os benefícios e malefícios e conscientizando os alunos para o uso responsável dos mesmos.
Entre todas as tecnologias, a influência da TV é vista com predominância, ela se faz presente na sala de aula através dos comentários dos alunos, pelas suas colocações  e observações do dia –a- dia. Mas há outros recursos que são muito utilizados pelos educadores como: datashow,aparelho de som, de DVD e internet (quando esta funciona).



sexta-feira, 9 de novembro de 2012

navegando por vídeos e putras mídias

Atividade4-2: Navegando por vídeos e outras mídias
Cursistas: Beatriz Aparecida B. Gomes
                   Josiane Freitas Silva
                 Jucilene R. A. Alves
               Maria Elizene dos Anjos Moreira
               Maria Margareth F. Barbosa

   O filme “Ilha das Flores” é um documentário de Jorge Furtado, produzido em 1989. Tem como temática  a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho, retratando os problemas de ordens sociais, econômicas e culturais. Essa não é uma ilha da ficção, mas sim da realidade, por mais que muito brasileiro não a conheça, têm consciência dos problemas sociais que acontecem, pois são os mesmos em varias partes do país.
É interessante notar que o narrador chama constantemente a atenção para a idéia do ser humano. Algo curioso é que sempre o ser humano está ligado à produção, ao consumo, à venda, ao lucro em função do bem estar próprio. No filme, as características humanas em nenhum momento estão ligadas à preocupação com o próximo. Dessa atitude de nunca se preocupar com o outro surgem às desigualdades sociais, abordadas pelo filme, e que são tão freqüentes não só em nosso país e sim no mundo.    




quinta-feira, 1 de novembro de 2012

conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias

Cursistas: Beatriz Aparecida B. Gomes
                  Josiane Freitas Silva


       Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias


      O currículo é um guia para os encarregados de seu desenvolvimento, um instrumento útil para orientar a prática pedagógica, uma ajuda para o professor. Portanto não pode limitar-se a enunciar uma série de intenções, princípios e orientações gerais. O currículo deve levar em conta as condições reais nas quais o projeto vai ser realizado, situando-se justamente entre as intenções, princípios e orientações gerais e a prática pedagógica.
     É nele que consta tudo de importante que será colocado em prática na educação, sendo assim as tecnologias podem ser inseridas ao currículo através de aulas dinâmicas, lúdicas,l com o uso das tecnologias para desenvolver no aluno o gosto pelo estudo e mostrar que as necessidades do mundo atual pode ser encontrada no mundo digital. A integração das tecnologias ao currículo se estabelece através de uma visão transformadora da escola e da sala de aula para que assim desenvolva um espaço de experiência, ensino.
Hoje em dia os recursos tecnológicos já fazem parte dos  currículos escolares melhorando o desenvolvimento das atividades pedagógicas, buscando inovações e sempre um ensino atualizado, já que o aluno tem contato com essas tecnologias fora do ambiente escolar.
O desafio nesse processo está na criação de um parâmetro de educação que esteja aberto para o desenvolvimento de propostas relacionadas ao currículo, metodologias de ensino e formas de atuação dos educadores considerando as contribuições que as tecnologias proporcionam para a realização de um trabalho.