quinta-feira, 1 de novembro de 2012

conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias

Cursistas: Beatriz Aparecida B. Gomes
                  Josiane Freitas Silva


       Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias


      O currículo é um guia para os encarregados de seu desenvolvimento, um instrumento útil para orientar a prática pedagógica, uma ajuda para o professor. Portanto não pode limitar-se a enunciar uma série de intenções, princípios e orientações gerais. O currículo deve levar em conta as condições reais nas quais o projeto vai ser realizado, situando-se justamente entre as intenções, princípios e orientações gerais e a prática pedagógica.
     É nele que consta tudo de importante que será colocado em prática na educação, sendo assim as tecnologias podem ser inseridas ao currículo através de aulas dinâmicas, lúdicas,l com o uso das tecnologias para desenvolver no aluno o gosto pelo estudo e mostrar que as necessidades do mundo atual pode ser encontrada no mundo digital. A integração das tecnologias ao currículo se estabelece através de uma visão transformadora da escola e da sala de aula para que assim desenvolva um espaço de experiência, ensino.
Hoje em dia os recursos tecnológicos já fazem parte dos  currículos escolares melhorando o desenvolvimento das atividades pedagógicas, buscando inovações e sempre um ensino atualizado, já que o aluno tem contato com essas tecnologias fora do ambiente escolar.
O desafio nesse processo está na criação de um parâmetro de educação que esteja aberto para o desenvolvimento de propostas relacionadas ao currículo, metodologias de ensino e formas de atuação dos educadores considerando as contribuições que as tecnologias proporcionam para a realização de um trabalho.



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